PROGRAMAÇÃO

1º DIA (28/09/2015) – SEGUNDA-FEIRA

Tarde
14:00 às 17:00 - Credenciamento

Noite
19:00 – Mesa de Abertura
19:30 às 22:00 -  Mesa de abertura - Educação: Desenvolvimento rural e inclusão social
Vicente Ramón Palop Esteban
Doctor en Cooperación al Desarrollo.
Educador popular especializado en enseñanzas técnicas.
Coordinación de los Centros Educativos de Capacitación Laboral (CECAL) de Fe y Alegría Ecuador.
Participante en formación formal y no formal en la elaboración de recursos educativos para la inserción social de muchachos/as en riesgo de exclusión, mediante el recurso de las enseñanzas técnicas y de oficio.
Andréa Alice da Cunha Faria
Engª Agrônoma, M.S. Extensão Rural; Profª Departamento de Educação UFRPE; Doutoranda PPGE/UFPB

Coordenador da Mesa:  
Eduardo Jorge Lopes da Silva
Professor Adjunto da UFPB – Campus III

2º DIA (29/09/2015 ) – TERÇA-FEIRA

Manhã
08:00 às 11:00 - Mesa Redonda: Educação, Currículo e Inclusão Social
Maria Eulina Pessoa de Carvalho
Professora titular da Universidade Federal da Paraíba - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), Mestra em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA (1997). Pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha (2011)

Saimonton Tinôco da Silva
Profº Assistente do DE\CCHSA (Campus III da UFPB)
Rita Cristiana Barbosa
Professora Adjunta da UFPB\Campus III)
Coordenadora:
Ana Cláudia da Silva Rodrigues
Professora Adjunta da UFPB\Campus III)


Tarde
13:30 às 14:00: Atividade Cultural

14:00 às 17:00 – MINICURSOS e  OFICINAS (1ª PARTE) [1]

Minicursos

1.         As obras de arte como recurso pedagógico frente aos processos de inclusão social"
Responsável: Vicente Ramón Palop Esteban
Doctor en Cooperación al Desarrollo.
Educador popular especializado en enseñanzas técnicas.

2.         Desafios da prática pedagógica e o saber docente de professores que atuam em classes multisseriadas nas escolas do campo
Responsável: Luciélio Marinho da Costa
Professor do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação do Campus I da UFPB.

3.         A extensão da LEI 10.639/03 para a inclusão da criança negra na escola: rompendo com a ideologia da democracia racial.
Responsáveis: Ivonildes da Silva Fonseca - Professora na UEPB/Guarabira.
Roberta Barbosa Conceição (Pedagoga), Danielli Rodrigues da Silva (Graduanda em Pedagogia) e Dayana Paulino Santos (Graduanda em Pedagogia)

4.         Constituição histórica da cultura da exclusão e a luta pela inclusão emancipatória no contexto brasileiro
Responsável: Neosânia Batista da Silva

5.         A relação entre Educação Popular e Educação do Campo
Responsável: Jaqueline Poliane Costa de Sousa
Professora da rede pública de ensino no município de Araruna/ PB e Tutora da UFPB Virtual da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Ciências Agrárias. Mestre (CE/UFPB), com a pesquisa intitulada: Universidade, Escola e Comunidade: construindo caminhos para a educação do campo, tendo como linha de pesquisa Educação Popular.

6.         Educação de Jovens e Adultos no atual contexto no atual contexto das Políticas Públicas
Responsáveis:
Bernardina Silva de Carvalho
Professora da UFPB e Coordenadora do Curso de Especialização Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para a Educação de Jovens e Adultos
Francisco Xavier Pereira da Costa
Técnico em Agropecuária, Campus I, Professor do Curso de Especialização Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para a Educação de Jovens e Adultos

Oficinas
1.       Narrativas e diversidade cultural na contação de história: vozes e ritmos indígenas e africanos
Responsáveis: Andreia Rocha da Silva, Jacinta Silvino Pereira e Jeorgeana Silva Barbosa.
2.       O brinquedo na cultura lúdica da infância no brasil: matrizes indígenas e africana
Responsáveis: Kátia Marília Tavares de Mora Martiniano, Janaina Pontes Oliveira e Lucineide Mariano Da Silva Emídio.
3.       Fotografia: um olhar para a diversidade cultural do Brejo
Responsável: Adilson Barros Soares

Noite

19:00 h - 3ª Mesa Redonda: Educação do Campo e Desenvolvimento Rural

Severino Bezerra da Silva
Profº Associado II da UFPB (Departamento de Educação/Centro de Educação) - Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Sociologia Rural (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003).
Coordenadora
Nilvania dos Santos Silva
Profº do DE/CCHSA da UFPB


3º DIA (30/09/2015 ) – QUARTA-FEIRA

Manhã

08:30 às 11:00 – GRUPOS DE TRABALHO (GT)

GT 1: Desenvolvimento rural, Inclusão Social e Currículo
Responsável: Ana Cláudia da Silva Rodrigues
Professora Adjunta da UFPB\Campus III)

GT 2: Desenvolvimento Rural, Inclusão Social e Formação do Educador
Responsável: Luciélio Marinho da Costa (a confirmar)
Professor do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação do Campus I da UFPB. Coordenador do Curso de Pedagogia - Licenciatura com Área de Aprofundamento em Educação do Campo - Centro de Educação/UFPB.

GT 3: Desenvolvimento Rural, Inclusão Social e necessidades educativas especiais
Responsável: Saimonton Tinôco da Silva
Profº Assistente do DE\CCHSA (Campus III da UFPB)

GT 4: Desenvolvimento Rural, Inclusão Social e EJA
Responsável: Eduardo Jorge Lopes da Silva
Professor Adjunto da UFPB – Campus III

GT 5: Desenvolvimento Rural, Inclusão Social e Arte na Educação Básica
Responsável:  Jalmira Linhares Damascenofazer um blog
Professora Assistente da UFPB\Campus III)

GT 6: Desenvolvimento Rural, Inclusão Social e Alternativas Sustentáveis de Produção
Responsável:  George Rodrigo Beltrão da Cruz (a confirmar), Professor da UFPB, Campus III
Albério Lopes Rodrigues, Professor da UFPB, Campus III


Tarde

14:00 às 17:00 - Continuação dos minicursos, das oficinas e dos Grupos de Trabalho (GT’s)

17:00 - Encerramento do Evento/Atividade cultural



[1] Os títulos e os responsáveis pelos demais minicursos e oficinas serão informados posteriormente.