II Seminário do NEMDR


II SEMINÁRIO DO NEMDR
O TRABALHO PEDAGÓGICO CURRICULAR DO CAMPO NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA


No período de 24 a 26 de abril de 2013 realizamos o “II Seminário do NEMDR: o trabalho pedagógico curricular do campo uma perspectiva democrática”, no CCHSA/UFPB, Campus de Bananeiras, em parceria com: Programa de Extensão Universitária (PROEXT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpq), Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR), e prefeituras das cidades de Bananeiras e Solânea. A abertura do evento teve início na quarta-feira (24/04/2013), as 09h00, com o credenciamento. Nesse mesmo dia na parte da tarde teve a conferência de abertura, com mediação da professora Albertina Maria de Araújo (CCHSA/UFPB), os professores Adelaide (professora aposentada da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG), e prof° Edmerson dos Santos Reis (Universidade do Estado da Bahia – UNEB), ao palestrar trataram do tema: “Da compreensão de semiárido ao trabalho pedagógico”. No segundo e no terceiro dia do evento foram ministradas nos turnos manhã e tarde cinco minicursos e sete oficinas pedagógicas pelos professores do CAMPUS I e III da UFPB, como também pelo professore da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Com temas diversificados como: Educação Contextualizada e (Des)Construcao Curricular; Pedagogia Eco-vivencial: refletindo e promovendo a auto-ecoformação por meio de cenários da vida pessoal e profissional; História da Arte e Educação Patrimonial na Escola do Campo: reflexão cultural na contextualização curricular do ensino de arte nos municípios de Solânea e Bananeiras/PB; Dos Componentes Curriculares: experiências e vivências, o jogo  como ação; Sujeito do Campo: história, memória e identidade; Leitura da Obra de Arte; Educação do Campo: práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos; A Contextualização do Conhecimento na Educação do Campo: valorização dos saberes do trabalho e reorientação curricular; Experiências e Vivências: o jogo como ação interdisciplinar e a aprendizagem escolar; Horta Escola: estratégia pedagógica na convivência com o semiárido; Jogo Drámatico Como Expressão cênica; Oficina Sobre Inclusão-Surdez/Libras.

Galeria de Fotos do II Seminário do NEMDR
(arquivo do NEMDR)