Projetos de Pesquisa
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Descrição/Resumo
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Integrantes
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2013
- Atual
FORMAÇÃO MORAL NO/DO CAMPO: o trabalho
coletivo fundamenta a prática e a conscientização de regras básicas a
(não)ocorrência da (in)disciplina escolar?
Situação: Em andamento; Natureza:
Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Ensino Médio (1) |
De início é preciso considerar que o nosso
foco é pesquisar o processo de ensino voltado para o desenvolvimento moral da
criança que vive no meio rural, no que se refere ao ensino das regras e
princípios que fundamentam relações de interação necessárias à construção da
identidade calcada em valores humanistas, especialmente como o que embasa as
relações de cooperação, de ajuda mútua, que possam subsidiar a decisão por
agir de forma disciplinada. Estudos desta natureza são importantes, uma vez
que podem subsidiar o planejamento, a execução e a avaliação de ações
pedagógicas ligadas à melhoria dos serviços educacionais oferecidos nas
escolas do Campo. Nossa pesquisa tem o objetivo geral de estudar a correlação
entre a tomada de decisão de uma criança quanto a obedecer ou não uma regra,
procurando conhecer, em particular, aquelas voltadas ou não a postura
disciplinada, assim como investigar possíveis correlações com as experiências
de trabalho educativo que a mesma vivencia.
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Nilvania dos Santos Silva
(coordenadora)
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2013
- Atual
AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO PARA A
FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E O RECONHECIMENTO DOS JOVENS E ADULTOS CAMPESINOS.
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Este projeto foca seu principal interesse na questão da identidade e
do reconhecimento, ou mais precisamente na redefinição de identidades
propiciada por experiências educativas formais direcionadas as pessoas
habitantes do campo e historicamente excluídas ou com dificuldades de
participarem de um processo formal de escolarização em níveis mais avançados,
a exemplo do ensino médio. Acreditamos que a educação é um fenômeno capaz de
possibilitar a (re) construção da identidade e o reconhecimento a educação,
compreendida como ação significativa que se realiza entre duas ou mais
pessoas, mediada simbolicamente, é uma das formas mais genuínas de práxis
humana...
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Integrantes: Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Coordenador / Israiane
Alves da Silva - Integrante.
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2011
- 2013
Estudando como Programas e Projetos
contribuem com a melhoria da qualidade dos serviços educacionais das Escolas
no/do Campo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) |
Este trabalho parte de uma pesquisa que busca avaliar como o Programa
Escola Ativa pôde colaborar, ou não, à melhoria dos serviços educacionais
oferecidos nas escolas do/no campo da Microrregião do Brejo Paraibano. Todo o
processo que fundamentou a nossa investigação iniciou-se em julho de 2011,
com previsão de termino em julho de 2013.
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Nilvania dos Santos Silva
(coordenadora)
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2012
- Atual
O PROEJA NO COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE
NEGREIROS: IDENTIDADES E RECONHECIMENTO
Situação: Em andamento; Natureza:
Pesquisa.
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Este projeto foca seu principal interesse na questão da identidade e
do reconhecimento, ou mais precisamente na redefinição de identidades
propiciada por uma experiência educativa formal no Programa Nacional de
Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de
Educação de Jovens e Adultos PROEJA- direcionada a pessoas habitantes do
campo e historicamente excluídas ou com dificuldades de participarem de um
processo formal de escolarização em níveis mais avançados, a exemplo do
ensino médio.O percurso metodológico
significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição do
fenômeno em estudo que se refere à reelaboração das identidades de jovens e
adultos do PROEJA. A perspectiva do fenômeno estudado nos levou a escolhemos
uma análise discursiva com elementos explicativos partindo das narrativas dos
sujeitos que compõem a amostra desta pesquisa sobre suas biografias de vida. Escolhemos
a história de vida, como técnica, uma vez ser esta a ferramenta principal
dentro do método biográfico. ..
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Integrantes: Ana Cláudia da Silva
Rodrigues - Coordenador.
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Projetos de Extensão
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Descrição
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Envolvidos
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2013
- Atual
Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o
Desenvolvimento Rural: contribuições para a (re)construção das Propostas
Pedagógica das escolas no/do Campo situadas no Brejo Paraibano
Descrição:.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. |
Esta proposta - um programa via PROEXT 2013/2014 - parte de ações
prévias desenvolvidas desde 2011 através de projetos, inclusive o que
proporcionou a criação do NEMDR (Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o
Desenvolvimento Rural) de extensão e/ou pesquisa, os quais em conjunto
possibilitaram experiências que apontam a necessidade de continuarmos e
ampliarmos as atividades desenvolvidas, tanto para a a (re)construção da
Proposta Pedagógica das escolas, como para a formação moral e ética dos
alunos destas escolas. do público ao qual as mesmas se destinam, como por
exemplo: (1) cursos de extensão; (2) eventos, como o III Seminário de NEMDR,
o II Colóquio voltado para Educação de Jovens e Adultos do Campo e Direitos
Humanos; realização de uma pesquisa ação, cujo plano de ação executado no
decorrer das etapas anteriores.
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Alunos envolvidos: Graduação: (26) /
Especialização: (1) .
Integrantes: Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Gabriel de Medeiros Lima - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante /Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante. Financiador(es): MEC - Ministério da Educação/SESu - Auxílio financeiro. |
2013
- Atual
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO
CURRÍCULO NAS ESCOLAS DO CAMPO: CAMINHOS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. |
Descrição: As escolas do campo, atualmente,
passam por grandes dificuldades, uma vez que faz parte das políticas
governamentais o transporte dos alunos da zona rural para a zona urbana,
alegando a não viabilidade da manutenção de escolas localizadas distantes da
cidade. No entanto, tal política, proporciona o fechamento de muitas escolas
e as que resistem sofre com salas multesseriadas, falta de professores e
alunos, que muitas vezes preferem estudar na cidade por acreditar encontrar
uma escola com condições de oferecer um ensino de melhor qualidade. Porém, a
escola da cidade não está adequada para compreender a realidade dos povos do
campo, oportunizando ao aluno situação de negação de sua cultura e de sua
identidade campesina. Nosso objetivo consiste em organizar coletivamente
projetos pedagógicos curriculares (PPC) que (re)signifique a realidade soa
povos do campesinos a partir da perspectiva da multireferencialidade e
contextualização. Os sujeitos envolvidos serão docentes e discentes da UFPB e
docentes, discentes, equipe pedagógica, gestores, representação de pais e
líderes comunitários. Os docentes e discentes da UFPB fazem parte do grupo de
estudo e pesquisa Currículo e Práticas Educativas. A metodologia utilizada
partirá da seleção junto aos gestores escolares dos municipios de Bananeiras
e Solanea de 6 escolas, sendo 3 para cada municipio, para realização do
projeto. Em seguida realizaremos formações continuadas para a equipe para
construirmos juntos um Projeto Pedagógico Curricular (PPC). Com isso,
esperamos que as escolas envolvidas possam ministrar uma educação voltada
para os interesses campesinos contribuindo para o desenvolvimento social e
local..
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Ana Cláudia da Silva Rodrigues
(coordenadora)
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2013
- 2013
Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o
Desenvolvimento Rural: contribuições para a (re)construção das Propostas
Pedagógica das escolas no/do Campo situadas no Brejo Paraibano
Descrição: Situação: Concluído; Natuteza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (4) |
Cadastrado no Sigproj, via Edital PROBEX 2013, o projeto propõe um
trabalho extensivo voltado a oferta de experiências de formação ligadas a
área de educação, capacitação e profissionalização. Para tanto temos como
objetivo desenvolver ações voltadas à formação tanto dos discentes de cursos
de licenciatura, como os de Pedagogia, como a dos docentes das escolas
municipais situadas em áreas rurais dos municípios parceiros, Serraria e
Borborema.
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Integrantes:
Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / ANA CLÁUDIA DA SILVA
RODRIGUES - Integrante / Gabriel de Medeiros Lima - Integrante / Eduardo
Jorge Lopes da Silva - Integrante.
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2013
- 2013
II Seminário do NEMDR: o
trabalho pedagógico curricular do campo numa perspectiva democrática; I
Colóquio do Curso de Especialização em Educação para Convivência com o
Semiárido Brasileiro: experiência, realidade e propostas.
Descrição: Situação:
Concluído; Natureza: Extensão.
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Com este seminário esperamos oferecer subsídios
aos profissionais da educação que atuam em escolas situadas no Campo, em
particular nos municípios de Bananeiras e Solânea. As atividades estarão
voltadas à adoção de um projeto pedagógico calcado na Educação do Campo,
fundamentada na educação contextualizada, numa região semiárida. A equipe
responsável pela execução do projeto será composta de docente e discentes do
CCHSA, responsáveis por desenvolver oportunidades de formação mediantes
cursos de extensão e seminários. Poderão participar: discentes e docentes do
CCHSA; profissionais da educação e discentes das escolas situadas nas áreas
municipais; discentes e docentes do Curso de Especialização em Educação para
Convivência com o semiárido paraibano. O evento ocorrerá no Campus III da
UFPB, o CCHSA, em Bananeiras durante os dias 24, 45 e 26 de abril de 2013,
incluindo mesa-redonda, minicursos, oficinas e painel. As inscrições tanto
para participar serão, inclusive coordenando uma destas atividades, devem ser
feitas pelo link http://nemdrufpb.blogspot.com.br/p/ii-seminario.html..
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Alunos envolvidos:
Graduação: (35) .
Integrantes: Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante / Gabriel de Medeiros Lima - Integrante. |
2012
- 2013
Formação de profissionais da educação
no/do Campo da Região do Brejo Paraibano: contribuições do Núcleo de Extensão
Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural
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Este projeto tem como objetivo possibilitar ações voltadas a formação
de profissionais da educação que atuam em escolas situadas no Campo. Com
isso, buscamos oferecer subsídios para que os mesmos possam desenvolver
propostas pedagógicas calcadas na Educação do Campo. Este projeto foi
contemplado com recursos via Edital MEC/Sesu PROEXT 2011/2012..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. |
Integrantes: Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Ana Caline
Alexandra da Silva - Integrante / LIMA, Geane Alves de - Integrante /
FERREIRA, Maria José de Oliveira - Integrante / Fábio Arcanjo da Silva -
Integrante / ANDRADE, Maria Valéria Ferreira de - Integrante / SILVA, Maria
Liliane Santos da - Integrante / SILVA, Tatiane Deise Victor da - Integrante
/ LOPES, Eduardo Jorge - Integrante / Eliane de Fatima Martins da Silva -
Integrante / Gabriel de Medeiros Lima - Integrante / Ana Cláudia da Silva
Rodrigues - Integrante / Jéssica Lima Rocha da Silva - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. |
2012
- 2012
Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o
Desenvolvimento Rural (NEMDR): contribuições para a Educação do Campo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
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Edital PROBEX 2012 - Nosso projeto de extensão deu continuidade ao
processo iniciado em 2011, buscando fornecer subsídios aos profissionais da
educação que atuam em escolas situadas no Campo. em particular no que diz
respeito ao planejamento, execução e avaliação de ações diretamente ligadas a
Educação do Campo. A equipe responsável pela execução do projeto será
composta de docentes e de discentes do CCHSA/UFPB, especialmente os de
Pedagogia..
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Alunos envolvidos: Graduação: (4)
Integrantes: Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Ana Caline Alexandra da Silva - Integrante / SILVA, Jéssica Lima Rocha da - Integrante / ANDRADE, Maria Valéria Ferreira de - Integrante / SILVA, Maria Liliane Santos da - Integrante. |
2011
- 2012
Construção do Núcleo de Extensão
Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural : construindo subsídios para a
Educação do Campo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. |
Com este projeto demos continuidade as atividades do (NEMDR), mantendo
um espaço voltado para planejar, executar e avaliar ações essenciais para o
desenvolvimento rural. As ações ocorreram de janeiro de 2012 até dezembro de
2012, financiado pelo MEC-SESu, via PROEXT 2011/2012.
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Alunos envolvidos: Graduação: (10
Integrantes: Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Ana Caline Alexandra da Silva - Integrante / LIMA, Geane Alves de - Integrante / Fábio Arcanjo da Silva - Integrante / SILVA, Jéssica Lima Rocha da - Integrante / ANDRADE, Maria Valéria Ferreira de - Integrante / SILVA, Maria Liliane Santos da - Integrante / SILVA, Tatiane Deise Victor da - Integrante / LOPES, Eduardo Jorge - Integrante / Eliane de Fatima Martins da Silva - Integrante. |
2011
- 2011
Construção do Núcleo de Extensão
Multidisciplinar para o desenvolvimento Rural: Construindo Subsídios para a
Educação do Campo
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O projeto de extensão, via PROBEX 2011,
visou criar o Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento
Rural: construindo subsídios para a Educação do Campo , o NEMDR. O projeto
foi contemplado com uma bolsa, via edital interno UFPB/PRAC..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. |
Alunos envolvidos: Graduação: (5)
Integrantes: Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Fábio Arcanjo da Silva - Integrante / SILVA, Jéssica Lima Rocha da - Integrante / SILVA, Maria Liliane Santos da - Integrante / SILVA, Tatiane Deise Victor da - Integrante / SANTOS, Aparecida Virgínio dos - Integrante. |
Evento
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Ano
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Responsáveis
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I Seminário do NEMDR - Diretrizes Curriculares da
Educação do Campo: Trabalhando a Proposta Pedagógica
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2012
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SILVA, N. S. ;
LIMA, Francisca. A. ; RODRIGUES, Ana Cláudia ; LIMA, Gabriel. M.
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