PROJETOS


Projetos de Pesquisa
Descrição/Resumo
Integrantes
2013 - Atual
FORMAÇÃO MORAL NO/DO CAMPO: o trabalho coletivo fundamenta a prática e a conscientização de regras básicas a (não)ocorrência da (in)disciplina escolar?

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Ensino Médio (1)

De início é preciso considerar que o nosso foco é pesquisar o processo de ensino voltado para o desenvolvimento moral da criança que vive no meio rural, no que se refere ao ensino das regras e princípios que fundamentam relações de interação necessárias à construção da identidade calcada em valores humanistas, especialmente como o que embasa as relações de cooperação, de ajuda mútua, que possam subsidiar a decisão por agir de forma disciplinada. Estudos desta natureza são importantes, uma vez que podem subsidiar o planejamento, a execução e a avaliação de ações pedagógicas ligadas à melhoria dos serviços educacionais oferecidos nas escolas do Campo. Nossa pesquisa tem o objetivo geral de estudar a correlação entre a tomada de decisão de uma criança quanto a obedecer ou não uma regra, procurando conhecer, em particular, aquelas voltadas ou não a postura disciplinada, assim como investigar possíveis correlações com as experiências de trabalho educativo que a mesma vivencia.

Nilvania dos Santos Silva (coordenadora)
2013 - Atual
AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E O RECONHECIMENTO DOS JOVENS E ADULTOS CAMPESINOS.


Este projeto foca seu principal interesse na questão da identidade e do reconhecimento, ou mais precisamente na redefinição de identidades propiciada por experiências educativas formais direcionadas as pessoas habitantes do campo e historicamente excluídas ou com dificuldades de participarem de um processo formal de escolarização em níveis mais avançados, a exemplo do ensino médio. Acreditamos que a educação é um fenômeno capaz de possibilitar a (re) construção da identidade e o reconhecimento a educação, compreendida como ação significativa que se realiza entre duas ou mais pessoas, mediada simbolicamente, é uma das formas mais genuínas de práxis humana...
Integrantes: Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Coordenador / Israiane Alves da Silva - Integrante.
2011 - 2013
Estudando como Programas e Projetos contribuem com a melhoria da qualidade dos serviços educacionais das Escolas no/do Campo

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) 

Este trabalho parte de uma pesquisa que busca avaliar como o Programa Escola Ativa pôde colaborar, ou não, à melhoria dos serviços educacionais oferecidos nas escolas do/no campo da Microrregião do Brejo Paraibano. Todo o processo que fundamentou a nossa investigação iniciou-se em julho de 2011, com previsão de termino em julho de 2013.
Nilvania dos Santos Silva (coordenadora)
2012 - Atual
O PROEJA NO COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS: IDENTIDADES E RECONHECIMENTO
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Este projeto foca seu principal interesse na questão da identidade e do reconhecimento, ou mais precisamente na redefinição de identidades propiciada por uma experiência educativa formal no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA- direcionada a pessoas habitantes do campo e historicamente excluídas ou com dificuldades de participarem de um processo formal de escolarização em níveis mais avançados, a exemplo do ensino médio.O  percurso metodológico significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição do fenômeno em estudo que se refere à reelaboração das identidades de jovens e adultos do PROEJA. A perspectiva do fenômeno estudado nos levou a escolhemos uma análise discursiva com elementos explicativos partindo das narrativas dos sujeitos que compõem a amostra desta pesquisa sobre suas biografias de vida. Escolhemos a história de vida, como técnica, uma vez ser esta a ferramenta principal dentro do método biográfico. ..
Integrantes: Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Coordenador.


Projetos de Extensão
Descrição
Envolvidos
2013 - Atual
Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural: contribuições para a (re)construção das Propostas Pedagógica das escolas no/do Campo situadas no Brejo Paraibano

Descrição:. 
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 
Esta proposta - um programa via PROEXT 2013/2014 - parte de ações prévias desenvolvidas desde 2011 através de projetos, inclusive o que proporcionou a criação do NEMDR (Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural) de extensão e/ou pesquisa, os quais em conjunto possibilitaram experiências que apontam a necessidade de continuarmos e ampliarmos as atividades desenvolvidas, tanto para a a (re)construção da Proposta Pedagógica das escolas, como para a formação moral e ética dos alunos destas escolas. do público ao qual as mesmas se destinam, como por exemplo: (1) cursos de extensão; (2) eventos, como o III Seminário de NEMDR, o II Colóquio voltado para Educação de Jovens e Adultos do Campo e Direitos Humanos; realização de uma pesquisa ação, cujo plano de ação executado no decorrer das etapas anteriores.
Alunos envolvidos: Graduação: (26) / Especialização: (1) . 

Integrantes: Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Gabriel de Medeiros Lima - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante /Jalmira Linhares Damasceno Ferreira - Integrante / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante.
Financiador(es): MEC - Ministério da Educação/SESu - Auxílio financeiro.

2013 - Atual
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO NAS ESCOLAS DO CAMPO: CAMINHOS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO


Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 

Descrição: As escolas do campo, atualmente, passam por grandes dificuldades, uma vez que faz parte das políticas governamentais o transporte dos alunos da zona rural para a zona urbana, alegando a não viabilidade da manutenção de escolas localizadas distantes da cidade. No entanto, tal política, proporciona o fechamento de muitas escolas e as que resistem sofre com salas multesseriadas, falta de professores e alunos, que muitas vezes preferem estudar na cidade por acreditar encontrar uma escola com condições de oferecer um ensino de melhor qualidade. Porém, a escola da cidade não está adequada para compreender a realidade dos povos do campo, oportunizando ao aluno situação de negação de sua cultura e de sua identidade campesina. Nosso objetivo consiste em organizar coletivamente projetos pedagógicos curriculares (PPC) que (re)signifique a realidade soa povos do campesinos a partir da perspectiva da multireferencialidade e contextualização. Os sujeitos envolvidos serão docentes e discentes da UFPB e docentes, discentes, equipe pedagógica, gestores, representação de pais e líderes comunitários. Os docentes e discentes da UFPB fazem parte do grupo de estudo e pesquisa Currículo e Práticas Educativas. A metodologia utilizada partirá da seleção junto aos gestores escolares dos municipios de Bananeiras e Solanea de 6 escolas, sendo 3 para cada municipio, para realização do projeto. Em seguida realizaremos formações continuadas para a equipe para construirmos juntos um Projeto Pedagógico Curricular (PPC). Com isso, esperamos que as escolas envolvidas possam ministrar uma educação voltada para os interesses campesinos contribuindo para o desenvolvimento social e local.. 
Ana Cláudia da Silva Rodrigues (coordenadora)
2013 - 2013
Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural: contribuições para a (re)construção das Propostas Pedagógica das escolas no/do Campo situadas no Brejo Paraibano
Descrição:
Situação: Concluído; Natuteza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) 
Cadastrado no Sigproj, via Edital PROBEX 2013, o projeto propõe um trabalho extensivo voltado a oferta de experiências de formação ligadas a área de educação, capacitação e profissionalização. Para tanto temos como objetivo desenvolver ações voltadas à formação tanto dos discentes de cursos de licenciatura, como os de Pedagogia, como a dos docentes das escolas municipais situadas em áreas rurais dos municípios parceiros, Serraria e Borborema.

Integrantes:
Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES - Integrante / Gabriel de Medeiros Lima - Integrante / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante.
2013 - 2013
II Seminário do NEMDR: o trabalho pedagógico curricular do campo numa perspectiva democrática; I Colóquio do Curso de Especialização em Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro: experiência, realidade e propostas.

Descrição: Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Com este seminário esperamos oferecer subsídios aos profissionais da educação que atuam em escolas situadas no Campo, em particular nos municípios de Bananeiras e Solânea. As atividades estarão voltadas à adoção de um projeto pedagógico calcado na Educação do Campo, fundamentada na educação contextualizada, numa região semiárida. A equipe responsável pela execução do projeto será composta de docente e discentes do CCHSA, responsáveis por desenvolver oportunidades de formação mediantes cursos de extensão e seminários. Poderão participar: discentes e docentes do CCHSA; profissionais da educação e discentes das escolas situadas nas áreas municipais; discentes e docentes do Curso de Especialização em Educação para Convivência com o semiárido paraibano. O evento ocorrerá no Campus III da UFPB, o CCHSA, em Bananeiras durante os dias 24, 45 e 26 de abril de 2013, incluindo mesa-redonda, minicursos, oficinas e painel. As inscrições tanto para participar serão, inclusive coordenando uma destas atividades, devem ser feitas pelo link http://nemdrufpb.blogspot.com.br/p/ii-seminario.html.. 
Alunos envolvidos: Graduação: (35) . 

Integrantes: Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Eduardo Jorge Lopes da Silva - Integrante / Gabriel de Medeiros Lima - Integrante.

2012 - 2013
Formação de profissionais da educação no/do Campo da Região do Brejo Paraibano: contribuições do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural



Este projeto tem como objetivo possibilitar ações voltadas a formação de profissionais da educação que atuam em escolas situadas no Campo. Com isso, buscamos oferecer subsídios para que os mesmos possam desenvolver propostas pedagógicas calcadas na Educação do Campo. Este projeto foi contemplado com recursos via Edital MEC/Sesu PROEXT 2011/2012.. 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Integrantes: Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Ana Caline Alexandra da Silva - Integrante / LIMA, Geane Alves de - Integrante / FERREIRA, Maria José de Oliveira - Integrante / Fábio Arcanjo da Silva - Integrante / ANDRADE, Maria Valéria Ferreira de - Integrante / SILVA, Maria Liliane Santos da - Integrante / SILVA, Tatiane Deise Victor da - Integrante / LOPES, Eduardo Jorge - Integrante / Eliane de Fatima Martins da Silva - Integrante / Gabriel de Medeiros Lima - Integrante / Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Integrante / Jéssica Lima Rocha da Silva - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2012 - 2012
Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR): contribuições para a Educação do Campo

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 

Edital PROBEX 2012 - Nosso projeto de extensão deu continuidade ao processo iniciado em 2011, buscando fornecer subsídios aos profissionais da educação que atuam em escolas situadas no Campo. em particular no que diz respeito ao planejamento, execução e avaliação de ações diretamente ligadas a Educação do Campo. A equipe responsável pela execução do projeto será composta de docentes e de discentes do CCHSA/UFPB, especialmente os de Pedagogia.. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4)
Integrantes: Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Ana Caline Alexandra da Silva - Integrante / SILVA, Jéssica Lima Rocha da - Integrante / ANDRADE, Maria Valéria Ferreira de - Integrante / SILVA, Maria Liliane Santos da - Integrante.
2011 - 2012
Construção do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural : construindo subsídios para a Educação do Campo

Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 

Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

Com este projeto demos continuidade as atividades do (NEMDR), mantendo um espaço voltado para planejar, executar e avaliar ações essenciais para o desenvolvimento rural. As ações ocorreram de janeiro de 2012 até dezembro de 2012, financiado pelo MEC-SESu, via PROEXT 2011/2012.
Alunos envolvidos: Graduação: (10
Integrantes: Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Ana Caline Alexandra da Silva - Integrante / LIMA, Geane Alves de - Integrante / Fábio Arcanjo da Silva - Integrante / SILVA, Jéssica Lima Rocha da - Integrante / ANDRADE, Maria Valéria Ferreira de - Integrante / SILVA, Maria Liliane Santos da - Integrante / SILVA, Tatiane Deise Victor da - Integrante / LOPES, Eduardo Jorge - Integrante / Eliane de Fatima Martins da Silva - Integrante.
2011 - 2011
Construção do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o desenvolvimento Rural: Construindo Subsídios para a Educação do Campo


O projeto de extensão, via PROBEX 2011, visou criar o Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural: construindo subsídios para a Educação do Campo , o NEMDR. O projeto foi contemplado com uma bolsa, via edital interno UFPB/PRAC.. 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (5)
Integrantes: Nilvania dos Santos Silva - Coordenador / Fábio Arcanjo da Silva - Integrante / SILVA, Jéssica Lima Rocha da - Integrante / SILVA, Maria Liliane Santos da - Integrante / SILVA, Tatiane Deise Victor da - Integrante / SANTOS, Aparecida Virgínio dos - Integrante.


Evento
Ano
Responsáveis
I Seminário do NEMDR - Diretrizes Curriculares da Educação do Campo: Trabalhando a Proposta Pedagógica
2012
SILVA, N. S. ; LIMA, Francisca. A. ; RODRIGUES, Ana Cláudia ; LIMA, Gabriel. M.