quarta-feira, 9 de outubro de 2013

I Seminário do NEMDR


I SEMINÁRIO DO NEMDR: 
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSTRUINDO A PROPOSTA PEDAGÓGICA

No período de 18 a 20 de julho de 2012, no CAMPUS III da UFPB, realizamos o I Seminário do NEMDR: Diretrizes Curriculares da Educação do Campo: Construindo a Proposta Pedagógica. O seminário está entre as ações desenvolvidas pelo NEMDR, em criação, mediante o projeto de extensão e que tem a parte dos recursos aprovado pelo PROEXT 2011. 0 I Seminário do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para desenvolvimento rural – NEMDR aconteceu com o propósito de contribuir para as reflexões teóricas/metodológicas e técnicas (por que não?) de elaboração da proposta das escolas do campo. Durante os três dias de evento participaram cerca de duzentos e setenta e cinco profissionais que atuam na educação do campo com participação em palestras e oficinas pedagógicas propostas a partir da fala dos professores, considerando-se suas necessidades na formação, numa perspectiva multidisciplinar. No primeiro dia do evento, o Prof. Dr. Severino Bezerra Silva (CE/UFPB) na conferência de abertura tratou do tema “Educação do Campo: possibilidades e desafios na construção da proposta pedagógica”. Dentro deste tema alguns pontos de suma importância foram discutidos pelo Professor, tais como: Políticas públicas para a educação do campo, a insuficiência de formação continuada para os educadores do campo e algumas dificuldades encontradas pelas escolas na construção do Projeto Pedagógico Curricular que venha atender as necessidades do homem do campo. No segundo e no terceiro dia do evento foram ministradas oito oficinas pedagógicas pelos professores do CAMPUS III da UFPB, com temas diversificados como: Aprendizagem Auto-Organizativa. Um Corpo Com Mente”; "Educação Inclusiva na Proposta Pedagógica da Escola no/do Campo?”; Cores, Formas, Movimento e Criação: a arte e a leitura do mundo”; “Música na Escola do Campo: o quê e como ensinar?”; “Educação Ambiental no Contexto Escolar”; “Elaboração de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia”; “Currículo Contextualizado e Educação do Campo”; e “Fazeres do professor: planos e sequência didática na sala de aula”.

Galeria de fotos do I Seminário do NEMDR
(arquivo do NEMDR)